quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Abastecimento de Água na Região Metropolitana de São Paulo


O Abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo (Município de São Paulo e de mais 38 municípios) é feito por 9 sistemas produtores de água, sendo 75 % da água usada proveniente dos Sistemas Cantareira, Guarapiranga/Taquacetuba (Billings) e Rio Grande/Billings, e 21,5 % da produção oriunda do Alto Tietê e Rio Claro. Os 3,5 % restantes são provindos dos sistemas Ribeirão da Estiva, Baixo Cotia, Alto Cotia e Rio Grande. O Sistema Cantareira, localizado parte em São Paulo e parte em Minas Gerais é abastecido em 50 % pelas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. No total há abastecimento de 5,6 bilhões de litros de água diários ou 65 m3/s. (ISA, 2009)
28 estações abastecem a Região Metropolitana de São Paulo, tratando 105 mil litros de água por segundo. Fonte: SABESP. No total há abastecimento de 5,6 bilhões de litros de água diários ou 65 m3/s. (ISA, 2009)

A Bacia do Alto Tietê recebe poluentes em seus principais rios como Tietê, Tamanduateí, Ipiranga, represas Guarapiranga e Billings pela atividade industrial e urbanização. O aumento populacional em área de mananciais agregado à falta de infra-estrutura de saneamento básico, gera poluição de efluentes domésticos nas represas Guarapiranga e Billings, chegando a 2 milhões de moradores nestas regiões. (ISA, 2009) Os Sistemas abastecidos por rios que passam pelas cidades recebem efluentes, para melhorar a qualidade dos sistemas produtores de água é necessário ampliar a rede coletora de efluentes e tratamento de efluentes para que não haja possíveis lançamentos de efluentes sem tratamento nos rios que abastecem os sistemas produtores de água.

Referências

ISA (Instituto Socioambiental). Água e Esgoto na Grande São Paulo. Disponível em http://www.socioambiental.org/banco_imagens/pdfs/10369.pdf. Acesso em 13/02/2013.
http://www.desentupidoraesgolimp.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário